sábado, 28 de março de 2009

saudades do ENEM

Meeeeeeuuuu Deeeeuuuus! Sempre me pergunto por que insistem nesse negócio de dinâmicas... será que ficamos coletivamente tão burros que ninguém mais tem poder de abstração e capacidade de compreender conceitos?! Como sei que a resposta é um retumbante "sim", compartilho com meus amigos as últimas "brilhâncias" a que tive acesso revisando as avaliações feitas pelos participantes de uma dessas:



1) Aprendi que nenhuma pessoa é completa em relação a todas características de personalidade.

2) cada um é emprinsendivel no grupo

3) a convivência com diferentes personalidades é relativa.

4) Cada um cria a imagen do outro a partir do superfulo (que o ser humano cria)



Hahaha desafio alguém a me explicar o que significa pelo menos uma dessas afirmações geniais!

Pelo menos os meninos do ENEM tinham um sistema de ensino falido por trás de si! E não poderei nunca deixar de ser grata a eles por ter cunhado o "pissicolôca", por ter me alertado sobre a importância de votar, voltar e até mesmo vontar e me dado a chave para o problema do desmatamento: "é só parar de fazer móveis, racks, mesas tudo de madeira e fazer móveis de ferro"! Brilhantes, brilhantes!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

não sei, acusar o sistema educacional falido me parece um pouco dizer que eles não têm culpa, como se os outros (os das dinâmicas) tivessem alguma.

tratar a situação como uma questão de culpa, isentar uns e acusar outros, não me parece das melhores soluções.

prefiro olhar, tentar entender e propor. não me parece que os da dinâmica devam ser crucificados. na medida em que você os classifica ou desclassifica na dinâmica, você faz a engrenagem andar mais um dente.

mas entendo, se sua vontade for a de gritar um pouco, acredito que você tenha este direito.

(ass brócolis)

cri cri disse...

Que mala!
quem está falando de culpa, além da brocolina? Uns anarfa não conseguiriam aprender nem que tentassem muito, com um ensino, que, sim, está falido. Outros anarfa teriam todas as possibilidades, se não estivessem muito ocupados no cabelereiro. Os que realizaram essa dinâmica são (quase todos)ótimos e perfeitamente alfabetizados, mas sabem com quem estão lidando... o que não pode se dizer de todas as dinâmicas, especialmente quando acreditam piamente nelas.
Mas, para aceitar a provocação da culpa, no caso, sim. Quando um aluno vai mal na prova a culpa é dele, quando todos vão mal, a culpa é do professor. Minha experiência com o enem me diz que aquela tragédia institucionalizada não é culpa apenas do aluno. O comparativo com outras pessoas que tiveram as mesmas oportunidades de estudo que o autor das pérola em questão me indicam que a culpa não foi do professor (i.e. do sistema falido)
Minha vontade é de rir dos anarfa. Tem uns que fazem a gente rir para não chorar (de dó) e outros fazem a gente rir para não chorar (de raiva)

Anônimo disse...

Quem e este puto que esta usando meu pseudonimo para fazer um comentario deste???!!!

sera que nao entendeu que o proposito do blog e ser divertido?

vai discutir um troco deste em uma dinamica de grupo!

brocollina